O maior objetivo deste projeto é o de proporcionar atividades prazerosas, ligadas ao esporte e a atividades culturais, às crianças e adolescentes, ocupando construtivamente o tempo dos mesmos e evitando que fiquem na rua expostos a riscos sociais (prostituição, drogas, aliciamento etc). Além disso, o projeto propõe o desenvolvimento físico, motor e emocional dos participantes, estimulando hábitos e atitudes saudáveis. Todas as atividades culturais e esportivas buscam despertar aptidões e desenvolver habilidades importantes como coordenação motora, a concentração e a socialização e são oferecidas no contraturno escolar.
As crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica costumam apresentar frequentes problemas de aprendizado e relacionamento nas escolas que frequentam. As consequências são repetência e os processos de disciplina a que essas crianças e adolescentessão frequentemente submetidas.
O foco principal deste Projeto é amenizar as dificuldades de aprendizagem encontradas e vividas por tantas crianças e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica. Pretende-se resgatar a autoestima dos mesmos e despertar o gosto em aprender e com isso colaborar para o bom desempenho no ensino formal.
Há aspectos positivos da inclusão digital na vida do adolescente, como na elaboração dos trabalhos escolares, enriquecendo-os e trazendo benefícios individuais como aprimoramento do vocabulário, leitura e interpretação textual, fazendo uso da edição de texto. Outro aspecto positivo seria em relação ao mercado de trabalho que, atualmente, exige que eles tenham conhecimento básico em informática e todas essas ferramentas o adolescente pode receber durante o processo de inclusão digital.
O objetivo principal deste Projeto é incluir o adolescente no mundo digital e fazê-lo buscar mais informações sobre as tecnologias e assim possibilitar que ele use os diferentes tipos de ferramentas dos programas para aumentar seus conhecimentos e possibilidades no mundo da informática.
Como algumas das crianças e adolescentes do Programa Social ficam na Instituição em tempo integral são oferecidas quatro refeições às mesmas, que são café da manhã, a fruta no meio da manhã (colação), o almoço e o lanche da tarde fazem parte da rotina diária das crianças e adolescentes. Que conta com a presença e supervisão de uma nutricionista que além de acompanhar o cardápio, faz orientações individuais e em grupo sobre alimentação saudável objetivando a prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida.
A ação preventiva pode ser compreendida como um ponto de partida para o crescimento individual e de toda a comunidade, pois favorece reflexão e o despertar de uma consciência crítica da sociedade, dos seus valores, e das suas diferenças. Portanto, concretizar ações preventivas é investir a médio ou longo prazo na cidadania, na igualdade e justiça sociais. Toda a equipe multiprofissional acompanha as crianças e adolescentes pertencentes ao Programa Social realiza atendimentos individuais e em grupo com o objetivo único de buscar a qualidade de vida dos educandos, juntamente com seus familiares.
A intenção principal desse Projeto é de ampliar as trocas culturais e de vivências, desenvolvendo sentimentos de pertencimento e identidade, incentivando a socialização e convivência comunitária de modo a fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão e risco social. Possui caráter preventivo e é pautado na defesa e garantia dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
Este projeto propõe orientações técnicas aos pais e responsáveis sobre desenvolvimento infantil, adolescência, convivência de pais e filhos, disciplina e limites e outros assuntos relacionados a aprendizagem e comportamento, por meio de atendimentos individuais ou em reuniões de pais. Busca também encaminhar para os recursos da comunidade sempre que necessário através do Serviço Social da Instituição.
O objetivo deste projeto é de promover a melhoria do desempenho social, emocional e escolar das crianças e adolescentes, através da parceria entre família e instituição. Pretende-se sensibilizar os pais sobre a importância da participação efetiva no processo de desenvolvimento dos filhos, favorecendo uma relação de confiança e buscando elevar a autoestima dos pais e consequentemente dos filhos e com isso melhorar o comportamento e desempenho social e escolar dos mesmos.